quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O filósofo Zigmunt Bauman: Sobre a vida, democracia, a liberdade versus a segurança, a felicidade, o destino e o caráter, o mundo líquido.



FELICIDADE:

" Eu não acredito que haja apenas uma forma de ser feliz. Neste pequeno livro que escrevi sobre A arte da vida, há dois fatores relativamente independentes que dão forma a vida humana, um deles é o destino. 

O destino é o apelido para todas as coisas sobre as quais não temos nenhuma influência, é o que acontece conosco, mas não foi causado por nós. Isso é destino. 

E o outro é o caráter. O caráter é algo muito individual, você pode trabalhar em cima do seu caráter, se quiser você pode mudá-lo, melhorá-lo, boa parte dele está sob seu controle. 

A divisão de trabalho entre o destino e o caráter é tal que o destino estabelece a gama de opções que são realistas para você, sobre isso você não tem nenhuma influência. Se você tivesse nascido 20 anos antes, sua gama de opções seria diferente; se você tivesse nascido 20 anos depois novamente seria diferente; se você tivesse nascido neste bairro rico, você teria uma gama de opções; se você tivesse nascido num gueto, seriam opções completamente diferentes.  

Mas sempre há uma gamas de opções proporcionadas pelo destino. Porém, as escolhas entre essas opções são feitas pelo caráter. 

E como os tipos de caráter são muitos e bem diferentes, não é possível dar uma receita para a felicidade." Zigmunt Bauman em A Arte da Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário